The Warsaw Pakt, nas entrelinhas da história do punk…

O The Warsaw Pakt entrou para a história do rock como a banda que fez Ian Curtis e seus amigos mudarem o nome do grupo de Warsaw para Joy Division. Entretanto, o grupo londrino não chegou a um ano de duração, enquanto o ex-Warsaw… bom, todo mundo sabe!

Nas entrelinhas, porém, o Warsaw Pakt tem muito mais história para contar, além dessa curiosidade. Uma delas, é que o único álbum que lançaram, Needle Time, foi o primeiro disco de rock a ser gravado em um processo revolucionário para a época.

Tudo foi feito em 21 horas, desde a gravação até o vinil chegar às lojas. Não tenho muita certeza, mas o fato até entrou para o Guiness Book. Na verdade, eles foram cobaias da Island Records para uma experiência de gravar diretamente para o acetato, sem qualquer tipo de mixagem ou remasterização (se você não conhece o processo de fabricação de um vinil, sugiro este vídeo). Era um teste para lançar discos ao vivo 24 horas depois do show.

warsaw3

Não sei o que virou a experiência depois, mas o Warsaw Pakt não foi muito beneficiado. Apesar de o LP ter vendido cinco mil cópias em uma semana, a Island não quis fazer outra prensagem e nem contratar a banda, além de destruir a fita master da gravação. Sem explicar nada para o grupo. Isso fez com que o disco se tornasse uma raridade muito rapidamente.

No Brasil, vi uma cópia apenas (que, infelizmente não era minha). Por essas e outras, tenho certeza que a tal indústria fonográfica tem mesmo é que se foder. Usaram e abusaram do poder para lançar um monte de merda e, ao mesmo tempo, acabar com o sonho de inúmeras boas bandas.

O pacto dos pubs

A história dos caras começou mesmo em 1975, quando o guitarrista Andy Colquhoun se juntou ao The Rockets, um grupo do circuito pub rock de Londres que tocava mais covers do que músicas próprias. A banda chegou a ficar conhecida no underground londrino, mas não resistiu às constantes mudanças na formação.

warsaw
O The Rockets (1975) está na origem do Warssaw Pakt

Em 77, as coisas não iam bem para e Andy, juntamente com o vocalista Jimmy Coull e o guitarrista John Manly, resolveu deixar o grupo e formar o Warsaw Pakt. O baixista era Chris Underhill e no início o batera foi Wolf Marlander, mas este ficou por pouco tempo e foi substituído por Lucas Fox. Esta foi a formação que fez a história do Warsaw Pakt.

Depois da experiência do “LP mais rápido do mundo”, eles ainda lançaram um compacto com as faixas Safe and warm e Sick’n’tired e fizeram vários shows, inclusive abrindo para o The Clash e o Damned. Mas em março de 1978, o grupo se dissolveu.

Em 1979, ex-integrantes do grupo juntaram forças e lançaram uma fita cassete com gravações raras, chamada See you in court, mas o Warsaw Pakt tornou-se mesmo “a banda que fez o Warsaw virar Joy Division”, e bem pouco conhecida pelo som que faziam. Talvez, no fundo, foi apenas um teste…

 

Para conhecer conhecer melhor esta lenda do punk rock baixe aqui o álbum Needle Time e aqui Warsaw Pakt – See You In Court K7

Curiosidades

  • Stewart Copeland tocou em alguns shows com o The Rockets e quando o Warsaw Pakt estava começando convidou Andy Colquhoun para conhecer o vocalista de uma banda que ele estava formando. Andy teria se recusado a juntar-se ao grupo. O vocalista era um tal Sting e a banda, o The Police.
  • Antes de tocar com o Warsaw Pakt, Lucas Fox foi batera da primeira formação do Motörhead, inclusive, tocou em algumas faixas do primeiro álbum de Lemmy e cia. Nos anos 80, foi baterista do Sisterhood, banda criada por Andrew Eldritch após ter saído do Sisters of Mercy. Atualmente, trabalha como produtor.
  • Depois do fim do The Warsaw Pakt, Andy Colquhoun integrou o Tanz Der Youth, grupo pos-punk de Brian James, guitarrista dos dois primeiros LPs do Damned. Andy tocou ainda com o ex-MC5 Wayne Kramer e juntou-se ao Pink Fairies, influente banda dos anos 70, considerada por muitos como “proto-punk”, inclusive, está na linha de frente do excelente álbum Naked Radio, o primeiro de inéditas do Fairies após 30 anos.
  • Andy juntou-se ainda ao The Deviants, do excêntrico vocalista Mick Farren. Em 2013, porém, Farren sofreu um ataque cardíaco e morreu durante uma apresentação do grupo, em pleno palco. Coulquhoun continua no Pink Fairies e ainda lançou um álbum solo em CD e DVD, chamado String Theory.
  • O vocalista Jimmy Coull se juntou ao obscuro The Argonauts e depois se retirou do cenário musical. Os demais ex-integrantes do grupo parece terem se retirado do mundo da música.

Sua opinião é importante

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Send Back My Stamps!

Metal History Through Fanzines

Almanake da Nemeton Kieran

... falando um pouco de tudo...

Sequela Coletiva

Blog dos sequelados para postagem de idéias e impressões a respeito de praticamente tudo

PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

A MÚSICA NOS MOVE!

The File Cabinet Of Curiosities

A Vernacular Culture Compendium (which may exceed a single file cabinet), presented by the Conglomerated League of Folklore Inquirists, Affiliate No. 67, under the Charter of the Int. Committee for Folkloric Knowledge, Enhancement, and Preservation.

Reclaiming History: An Archive of Black Hardcore and Punk

Photographs, Flyers, and Zine Clippings that Color Between the Lines of History

juveniledelinquentmusic

Hi NRG ROCK'N'ROLL!!!!!!!!!!!!!!!

Magic Pop

rock and roll media

PBPR

Paperback Punk Rock

The Coming Anarchy

Indian Anarchist Federation's Blog

Liberty and Anarchy

Anti-State, Anti-War, Pro-Market

Anarchy Action

Anarchy Action

What's So Special About Music Anyways?

Witty opinions on great music

Which Side Are You On? A History of Punk Politics

A Visual Archive of Punk-Related Socio-Political Events

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close