Pesadelo em Toronto 5 (as raízes do punk canadense): The Curse

A The Curse é candidatíssima ao posto de primeira banda punk formada apenas por mulheres na América do Norte, ao lado das Dishrags (curiosamente também canadenses, mas de Vancouver). E costuma surpreender quem começa a descobrir a real história do punk. As minas se juntaram mais ou  menos na metade o de 1977, ou seja, até então não havia nenhuma banda punk 100% feminina nem no Canadá e nem no vizinho EUA, um dos berços do punk.

can_curse

Com Mickey Skin no vocal,  Dr Bourque no baixo, Patsy Poizon na batera e Trixie Danger na guitarra, a The Curse chegou a se apresentar na histórica noite canadense do CBGB em 77, junto o The Diodes, o Teenage Head e o Viletones. No mesmo dia ainda teve The Cramps no palco. As performances da Curse (uma das gírias para menstruação) eram marcadas por atitudes inesperadas de Mickey, como espalhar e atirar restos de comida no público.

can the CurseInfelizmente, foram poucos os registros em vinil deixado por elas enquanto estavam em atividade. O primeiro deles foi o split com o The Diodes. A faixa da The Curse, Raw, não é uma música, e sim xingamentos de Mickey sobrepostos à voz de alguém discursando sobre teoria social. O segundo, foi um compacto com as faixas Shoeshine Boy Killer Bees. Muito bom, punk primitivo de primeira.

Em 78, cerca de um ano depois da apresentação no CBGB, retornaram a New York e tocaram no Max’s Kansas City, que acabou sendo o último show do grupo. Em 1996, o selo Other Peoples Music lançou uma coletânea com tudo o que foi possível garimpar delas. Tem faixas dos compactos, demos e algumas ao vivo. Um registro histórico. Mas teria sido interessante se elas tivessem gravado um LP.

Baixe aqui a coletânea Teenage Meat do The Curse, parte 1 (studio) e parte 2 (demos e ao vivo)

Curiosidades

  • A música Shoeshine Boy é sobre um engraxate de 12 anos que foi violentado e assassinado por três homens em Toronto, em 1977. Após protestos da população, a administração da cidade “revitalizou” a área onde aconteceu o crime. Em consequência, inúmeras casas de massagens, que serviam de fachadas para prostituição, bem como de espetáculos eróticos fecharam as portas. Foi o fim da vida boêmia (e criminosa) da Yonge Street.
  • O primeiro show da Curse era para ter sido com o The Tools, banda do professor de dança da vocalista Mickey Skin. No entanto, ela conheceu Fred Pompeii do The Viletones, que prometeu não só ir ao show como levar toda a banda. Quando souberam disso, os organizadores cancelaram o show do Tools. Pompeii então ofereceu a elas para abrirem um show deles, que acabou sendo a estreia da The Curse, poucos dias depois.
  • Nas primeiras apresentações, Mickey jogou comida estragada no público. A tática chamou a atenção, mas acabou se voltando contra elas, já que a plateia começou a atirar coisas como tomates e ovos (e até um bife!) na banda também. O problema é que elas tocavam com equipamento alugado e quando foram devolver, estava todo sujo…
  • De acordo com Skin, a banda acabou porque após o show no Max’s, as outras integrantes disseram que a ex de seu namorado iria agenciar a banda. Além disso, a The Curse passaria a se chamar True Confessions. Ela não aceitou, mas acabou ficando só.

can_curse

Sua opinião é importante

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Send Back My Stamps!

Metal History Through Fanzines

Almanake da Nemeton Kieran

... falando um pouco de tudo...

Sequela Coletiva

Blog dos sequelados para postagem de idéias e impressões a respeito de praticamente tudo

PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

A MÚSICA NOS MOVE!

The File Cabinet Of Curiosities

A Vernacular Culture Compendium (which may exceed a single file cabinet), presented by the Conglomerated League of Folklore Inquirists, Affiliate No. 67, under the Charter of the Int. Committee for Folkloric Knowledge, Enhancement, and Preservation.

Reclaiming History: An Archive of Black Hardcore and Punk

Photographs, Flyers, and Zine Clippings that Color Between the Lines of History

juveniledelinquentmusic

Hi NRG ROCK'N'ROLL!!!!!!!!!!!!!!!

Magic Pop

rock and roll media

PBPR

Paperback Punk Rock

The Coming Anarchy

Indian Anarchist Federation's Blog

Liberty and Anarchy

Anti-State, Anti-War, Pro-Market

Anarchy Action

Anarchy Action

What's So Special About Music Anyways?

Witty opinions on great music

Which Side Are You On? A History of Punk Politics

A Visual Archive of Punk-Related Socio-Political Events

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close