Menace, o punk de origem suburbana e operária

Formado em 1976, o Menace é uma das bandas da “primeira onda” que mais abraçaram a postura punk. De origem suburbana e operária, o grupo teve participação fundamental no surgimento de uma “corrente” mais politizada e confrontadora do punk, que teve representantes como Sham 69, UK Subs, Angelic Upstarts, Cockney Rejects e tantos outros. No entanto, o Menace não conseguiu a mesma exposição que as bandas citadas obtiveram. menace

A formação original do Menace tinha o vocalista Morgan Webster, o guitarrista Steve Tannett, o baixista Charlie Casey e o baterista Noel Martin, que se conheceram no famoso Hope & Anchor, reduto roqueiro da zona norte de Londres. Com um som pesado, refrões melódicos e letras politizadas, o Menace logo se tornou uma das bandas preferidas dos punks mais radicais da época, assim como dos skinheads, que acompanhavam bandas como Sham 69, UK Subs, Angelic Upstarts e tantas outras.

Por outro lado, a postura de confronto tanto da banda como do público prejudicou a banda quanto a qualquer pretensão mercadológica. Em consequência, não demorou muito para que o Menace começasse a encontrar dificuldades em conseguir lugares para se apresentar. O motivo? Da mesma maneira que acontecera com o Sham 69, onde o Menace tocava, invariavelmente, rolava altas tretas.

menace_band2Em 1979, após o lançarem do quinto single, com duas faixas (Last years youth / Carry no banners), os integrantes do grupo (que, afinal precisavam sobreviver) decidiram acabar com a aventura. Não tiveram a oportunidade de gravar um álbum, entretanto, os cinco singles do Menace talvez seja a melhor seleção de clássicos punks de uma só banda. No total, são 11 “canções”, todas, absolutamente todas, ótimas.

O retorno

Em 1997, Noel e Charlie reformaram a banda e desde então o Menace jamais parou, porém, passou por várias fases, com pelo menos seis formações diferentes. Em 99, enfim, lançou o primeiro álbum, Crisis.

Atualmente, da formação original, apenas Noel segue na ativa. E mandando bem. O Menace nunca abandonou a postura e o som punk, embora, para ser sincero, também não mais conseguiu ser criativo como na época em que surgiu. Mas o legado dos primeiros anos será eterno, com certeza.

Baixe o Menace dos anos 70 aqui e ouça um pouco do que o punk inglês tinha de melhor.

Curiosidades

  • Charlie e Noel são filhos de irlandeses que mudaram-se para Londres. Apesar de terem se conhecido apenas na capital inglesa, os dois estiveram na mesma classe quando eram crianças.
  • Entre 2002 e 2004,  Oddy, mais conhecido por ser vocalista do Resistance 77, se juntou ao Menace. Entretanto, não conseguiu conciliar as duas bandas e optou por sair do Menace, que nessa fase não gravou nada em estúdio.
  • Em todo esse tempo de carreira, o Menace fez apenas três álbuns: Crisis (1999), No Escape From Nowhere (2008) e Too Many Punks Are Dead (2011).
  • Morgan Webster, o carismático vocalista original do Menace, morreu em 1991. Uma grande voz das raízes do punk, com certeza.

Abaixo, o Menace com Oddy, vocalista do Resistance 77

 

 

Sua opinião é importante

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Send Back My Stamps!

Metal History Through Fanzines

Almanake da Nemeton Kieran

... falando um pouco de tudo...

Sequela Coletiva

Blog dos sequelados para postagem de idéias e impressões a respeito de praticamente tudo

PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

A MÚSICA NOS MOVE!

The File Cabinet Of Curiosities

A Vernacular Culture Compendium (which may exceed a single file cabinet), presented by the Conglomerated League of Folklore Inquirists, Affiliate No. 67, under the Charter of the Int. Committee for Folkloric Knowledge, Enhancement, and Preservation.

Reclaiming History: An Archive of Black Hardcore and Punk

Photographs, Flyers, and Zine Clippings that Color Between the Lines of History

juveniledelinquentmusic

Hi NRG ROCK'N'ROLL!!!!!!!!!!!!!!!

Magic Pop

rock and roll media

PBPR

Paperback Punk Rock

The Coming Anarchy

Indian Anarchist Federation's Blog

Liberty and Anarchy

Anti-State, Anti-War, Pro-Market

Anarchy Action

Anarchy Action

What's So Special About Music Anyways?

Witty opinions on great music

Which Side Are You On? A History of Punk Politics

A Visual Archive of Punk-Related Socio-Political Events

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close