The Kids, punk “made in Belgium”, safra 76

Quando se fala em rock’n’roll e afins, a Bélgica é um daqueles países que raramente são citados. Não dá para negar que foram poucos os grupos locais que conseguiram alguma projeção internacional. Mas essa pequena porção de território das terras baixas europeias, tem muita história para contar nessa área. Foi em Bruxelas que Jimi Hendrix apresentou-se pela primeira vez fora dos Estados Unidos, por exemplo. E, fato pouco comentado, é que Antuérpia foi lar de uma das bandas pioneiras do punk europeu: o The Kids.

thekids4

A gênese da banda é o Underground Station, primeiro grupo do guitarrista e vocalista Ludo Mariman, que acabou em 1975 após um único show. Pouco depois, Ludo se juntou ao baixista Danny De Haes, que tocava no Crash, uma banda de garagem, que passou a ter cinco integrantes com ele.

No entanto, ainda em 1976, ficaram apenas Ludo (vocais e guitarra) e os irmãos Danny (baixo) e Eddy De Haes (bateria), todos operários de companhias das docas no porto de Antuérpia. O Crash, como uma boa banda garageira que era, já tinha o “espírito punk”, embora ainda sequer conhecesse o termo. Isso é facilmente constatado no som deles, um rock’n’roll cru, agressivo e rápido. Básico ao extremo. Ou simplesmente, punk.

Ludo, o “cabeça” da banda, conta como o Kids assumiu a identidade punk:

“Nenhum de nós sabia tocar de verdade. A gente só martelava os instrumentos, rápido e pesado. Soávamos como um Velvet Underground bem ruim. Então começaram a chegar notícias sobre a explosão punk na Grã Bretanha e eu fui para Londres. Eu queria saber o que estava acontecendo e se aqueles caras tinham a mesma raiva que eu. Eu me lembro que me arrepiei ao ouvir Eddie & The Hot Rods. Também vi o Ramones e descobri que aquele som tinha tudo a ver com nós. Tecnicamente, podíamos fazer aquilo, pois não é preciso ser um mestre no instrumento para tocar música punk” 

Após a viagem de Ludo a Londres, o Crash seria rebatizado como The Kids e, em 9 de outubro de 1976, estreava em Kapellen, cidade próxima a Antuérpia, com um set de pouco mais de meia hora, composto por covers de Ramones, Velvet Underground, Stooges e umas quatro ou cinco composições próprias.

Em uma apresentação da banda em Antuérpia, um produtor chamado Alain Ragheno, com boas relações com a Phonogram belga, gostou do que ouviu e se propôs a empresariar o The Kids. No entanto, o primeiro LP, The Kids, sairia apenas em 1978. Nesse meio tempo, abriram shows de Iggy Pop e Patti Smith, e firmaram-se como “a banda mais suja da Bélgica”.

Depois do lançamento do álbum, o guitarrista Luc Van De Poel reforçou o grupo, que ainda em 1978, lançou seu segundo LP, chamado Naughty Kids. Depois, Danny foi para o exército e as baquetas passaram para Cesar Janssen, mais experiente. A essa altura o grupo já começava a vislumbrar outros horizontes em termos musicais, uma vez que haviam aprendido a tocar e podiam gastar um pouco mais na produção.

theKids201O The Kids ainda lançaria os LPs Black Out (1981), If The Kids… (1982) e Gotcha! (1985). Todos com um som mais pop. Após o lançamento do quinto LP, o grupo ficou inativo até 1996, quando Ludo e Luc chamaram o baixista Pieter Van Buyten e o baterista Frankie Saenen para ressuscitar o The Kids.

Nesse retorno, participaram da trilha sonora do fime Dief! (“Ladrão”), dirigido por Mark Punt. Permanecem em atividade até hoje, mas apenas para fazer shows. Ludo e Luc continuam no grupo, que agora tem o baixista Yves Van Lommel e o batera Tim Jult.

Baixe aqui os dois primeiros álbuns e o EP The City is Dead (1978).

Curiosidades

  • Ludo Mariman construiu uma sólida carreira solo a partir de 1986, com alguns hits em seu país, mas sem o mesmo impacto do Kids para além do Países Baixos. Talvez isso o tenha motivado a reformar banda.
  • Os caras do The Kids eram muito amigos de outra banda pioneira na Bélgica, o Hubble Bubble, de Bruxelas, que tinha uma pequena cena com grupos como Chainsaw, Mad Virgins e X-Pulsion.
  • A letra de Sex Queen, música do segundo LP, conta a história de uma prostituta da zona portuária de Antuérpia. Ludo era freguês da homenageada.
  • O primeiro “grande” show do Kids foi em setembro de 77, quando abriram para Iggy Pop, em Antuérpia, com mais de mil pessoas na platéia.
  • O filme Dief!, que impulsionou o retorno da banda, é baseado na autobiografia de um ladrão barato, que tem a vida destruída pelo sistema prisional. Como é uma produção independente não tem versão legendada em português…

 

Sua opinião é importante

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Send Back My Stamps!

Metal History Through Fanzines

Almanake da Nemeton Kieran

... falando um pouco de tudo...

Sequela Coletiva

Blog dos sequelados para postagem de idéias e impressões a respeito de praticamente tudo

PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

A MÚSICA NOS MOVE!

The File Cabinet Of Curiosities

A Vernacular Culture Compendium (which may exceed a single file cabinet), presented by the Conglomerated League of Folklore Inquirists, Affiliate No. 67, under the Charter of the Int. Committee for Folkloric Knowledge, Enhancement, and Preservation.

Reclaiming History: An Archive of Black Hardcore and Punk

Photographs, Flyers, and Zine Clippings that Color Between the Lines of History

juveniledelinquentmusic

Hi NRG ROCK'N'ROLL!!!!!!!!!!!!!!!

Magic Pop

rock and roll media

PBPR

Paperback Punk Rock

The Coming Anarchy

Indian Anarchist Federation's Blog

Liberty and Anarchy

Anti-State, Anti-War, Pro-Market

Anarchy Action

Anarchy Action

What's So Special About Music Anyways?

Witty opinions on great music

Which Side Are You On? A History of Punk Politics

A Visual Archive of Punk-Related Socio-Political Events

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close