The Pagans, punk sem concessões. Treta, mesmo!

Originários de Cleveland, terra dos Dead Boys, O The Pagans começou em 77, liderado pelo vocalista Mike Hudson. Completavam a formação o guitarrista Mike Metoff, também conhecido por “Tommy Gunn”, o baterista (e irmão de Mike) Brian Hudson e o baixista Tim Allee. Esse quarteto tocou junto até meados de 79 e gravaram pelo menos oito compactos, mas nenhum álbum completo.

Desde o início, o grupo ganhou fama de encrenqueiro. Os caras, especialmente Mike Hudson, viviam bêbados e/ou drogados, e arrumavam treta onde passassem. Os shows eram sempre caóticos e invariavelmente acabavam em confusão.

pagans-tony-morgan

A partir de 1980, entretanto, as tretas começaram a ser internas também a formação original debandou. Mike prosseguiu com a banda, que passou a mudar constantemente, até acabar “definitivamente” por volta de 1988. O som continuou em um bom nível, mas não tão criativo como nos primeiros anos.

pagans78-

Mais ou menos em 2003/04, Mike ressuscitou o grupo para algumas apresentações, mas logo o Pagans estava inativo de novo. Dez anos depois, porém, o Pagans ressurgiu com um álbum de inéditas, chamado Hollywood High, muito bom por sinal. Mas em 27 outubro de 2017, veio o golpe fatal: Hudson partiu dessa pra melhor. Se Mike Hudson não ressuscitar, desta vez, o Pagans acabou mesmo.

Em 1986, a Treehouse Records lançou a coletânea Buried Alive, que reúne os sete primeiros singles. Além dessa, surgiram diversas outras coletâneas e gravações ao vivo, a maioria, piratas.

Baixe aqui Buried Alive (ripado do vinil) e aqui o CD Everybody Hates You. Indispensável.

Curiosidades

  • Por conta do gênio irascível de Mike Hudson, o Pagans teve sérios problemas com produtores e a mídia, o que certamente influenciou para a trajetória tumultuada do grupo.
  • A história da banda está na autobiografia de Mike Hudson, Diary of a punk – life and death in the Pagans, publicado pela Tuscarora Books e escrito pelo próprio Mike Hudson, que tornou-se jornalista.

 

Sua opinião é importante

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s