The Dils, na raiz do punk californiano

dils1

Formado em 1976 pelos irmãos Chip e Tony Kinman, o The Dils foi uma das bandas mais ativas nos primórdios do punk californiano. No início, era uma banda de rock de garagem, com quatro integrantes, mas depois que Chip e Tony viram um show do Damned, os rumos musicais e, principalmente, a atitude da banda mudaram.

Além de cortarem os cabelos, passaram a escrever letras politizadas, como I Hate The Rich, o que desagradou aos outros dois integrantes, eles mesmos ricos! Então os irmãos Kinman recrutaram Andre Algover, que era roadie da banda, para a bateria. Chip (guitarra) e Tony (baixo) passaram a dividir os vocais.

dils2

Com essa formação o The Dils lançou seu primeiro single, em 77, com as faixas I Hate The Rich You’re Not Blank. Pouco depois do lançamento, Andre deixou o grupo para se dedicar aos estudos. Em seu lugar entrou Randy McNally, que produziu o segundo single, no mesmo ano. O compacto recebeu o nome 198 Seconds of The Dils, e tem a clássica Class War no lado A Mr. Big, no B. Mas Randy mexeu na equalização da gravação sem falar com os Kinman, que só perceberam as alterações quando o disco foi lançado. Demissão sumária, claro.

Ainda em 77, John Silvers, que adotou o apelido de John Dil, tal foi sua identificação com a banda, assumiu as baquetas. Curiosamente, essa formação foi a mais duradoura (um ano e meio) e a que mais shows fez, mas não chegou a entrar em estúdio. O terceiro disco sairia apenas em meados de 1979 já com o batera Zippy Pinhead, que ficou com a banda apenas por três meses. Este último lançamento é um compacto duplo, não por ter quatro faixas, mas sim dois vinis de 7″, sendo um deles com apenas um dos lados gravado!

Àquela altura o The Dils já buscava novas sonoridades, mais rock do que punk. Depois deste lançamento o grupo acabou. Após o fim da banda surgiram algumas gravações de shows que foram parar em discos, mas sem muita qualidade.

dils

Comunismo

Uma característica marcante do The Dils era o conteúdo politizado das letras, com tendências socialistas. Em alguns shows, Chip usava uma camiseta estampada com a foice e o martelo, o que aproximou militantes comunistas do grupo. Mas eles nunca se filiaram a nenhum partido e a simpatia pelo comunismo acabou tão logo descobriram as atrocidades do regime stalinista na ex-URSS. O som, nos dois primeiros singles é o mais puro punk rock californiano, rápido e melódico.

Baixe aqui os três compactos do The Dils

Curiosidades

  • O The Dils aparece no filme Up in Smoke da dupla de maconheiros inveterados Cheech e Chong (na verdade, apenas há uma cena com a banda tocando ao fundo, em um segundo plano da filmagem). A cena foi gravada no clube Whiskey e eles tocam You’re not blank.
  • O grande objetivo do grupo era gravar um LP, por isso, recusaram alguns contratos, que propunham primeiro o lançamento de singles. Afinal, isso eles mesmos podiam produzir. Em 78, após abrirem um show de John Cale em San Francisco, o ex-Velvet Underground ficou impressionado com a versão deles pra What Goes On e se propôs a produzir o sonhado álbum. Infelizmente, isso jamais se concretizou e o mundo tem de se contentar com algumas poucas gravações.
  • Após o final do The Dils, os irmãos Kinman formaram o Rank and File, banda que alguns críticos rotularam como “cow punk”, ou seja, country music com a energia do punk rock. Já nos anos 90, criaram o Cowboy Nation, com uma pegada para a música country mais tradicional.
  • Com a onda de “reuniões” de bandas antigas, claro que o Dils recebeu vários convites, todos prontamente recusados. Os irmãos Kinman insistem em tocar apenas como Cowboy Nation. Honestos!

 

Sua opinião é importante

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s