As ilusões de grandeza do UXA

uxa

O UXA, abreviação de “United Xperiments of America”, foi outra grande banda que não alcançou o reconhecimento que merecia. O grupo foi formado em 1978, em San Francisco, pela vocalista Denise Semiroux, a.k.a. De De Troit, e o guitarrista Michael Kowalsky. Completaram o primeiro “line up“o baixista Lynwood Land e o baterista Richie O’Connel.

Logo após os primeiros shows, entretanto, a banda mudou-se para Los Angeles, onde fez o nome. Infelizmente, Kowalsky, viciadaço em heroína, não teve empo de desfrutar da pequena popularidade alcançada no underground angelino, uma vez que morreu de overdose pouco depois e foi substituído por Billy Piscioneri.

No vinil

O primeiro registro em vinil do UXA saiu em uma coletânea chamada Miner’s Benefit, na qual participam com duas faixas (Got to run e I don’t lose sleep) gravadas ao vivo, em 1978, durante um show beneficente para os mineiros grevistas do Kentucky (uma das greves mais longas da história e que acabou vencida pelo Estado, o que representou um verdadeiro desastre para a causa trabalhista no mundo todo e um dos mais importantes triunfos do neo-liberalismo). Participam também dessa raríssima coletânea as bandas Negative Trend, Sleepers e Tuxedomoon.

uxalpJá em 1980, o UXA gravou o incrível LP Illusions of Grandeur, lançado apenas em 1981. O disco foi uma das primeiras bolachas do selo Posh Boy Records, responsável por registrar boa parte da cena punk da Costa Oeste dos EUA entre 1979 e 1982, seus anos mais “quentes”.

“Illusions”, em minha modesta opinião, trata-se de uma obra de arte, uma gema do punk rock, com sons que flertam com o hardcore e outros mais experimentais, sem serem “incompreensíveis”. Além disso, as letras de De De e Kowalsky possuem um tom revolucionário sem apelar ao panfletarismo ou caírem em divagações intelectualoides. Questionam o domínio do Estado e já naquela época enxergam a manipulação das idéias através do controle da mídia e da cultura.

uxa-dede2A primeira prensagem de Illusions of Grandeur saiu com uma capa branca e apenas um pequeno carimbo indicando o nome da banda e do disco. Na segunda tiragem, a Posh Boy fez uma capa decente com uma foto de De De e ainda remixou as músicas e inseriu duas faixas a mais. Ao que parece, a banda não gostou muito da mexida no som e rolou uma treta. Assim, ficaram sem gravadora, mas continuaram fazendo shows e colaboraram com duas faixas na histórica coletânea Tooth and Nail, que tem ainda Germs, Negative Trend, Controllers, Flesh Eaters e Middle Class. Incompreensivelmente o grupo acabou em 1982.

Breves retornos

Por volta de 1995, De De, que após o fim da banda montou a De De Troit Band e depois o De De Troit and the Cotton Ponnys, reformou o UXA, desta vez como um trio, com ela na guitarra, o baixista Rick Dasher e a baterista Suzy Homewrecker.

uxa-dedeCom essa formação, o UXA lançou um compacto de Natal, com as faixas Silver Bell e No More Facism. A seguir, saiu o LP Tree Punks at Real School. O som manteve o peso, mas, sinceramente, acho um pouco datado. Não é um disco ruim, pelo contrário, é melhor que muita coisa lançada mais recentemente, mas não tem a genialidade de Illusions…

Dasher e Homewrecker saíram da banda ainda nos 90 e o UXA teve trocentas formações e seguiu apenas tocando ao vivo até por volta de 2005, quando a mardita herô atacou novamente e De De foi a vítima. Não morreu por pouco, mas acabou por se converter a uma igreja (é uma “cristã renascida” convicta) e deu fim ao grupo. Mesmo assim, até cerca de 2013, o UXA se reuniu algumas vezes para apresentações em festivais.

Baixe o clássico Illusions of Grandeur

UXA7-10-78

Curiosidades

  • A primeira banda de De De Troit, ainda em Detroit, chamava-se Curbstone Beauties. Depois, ela formou sua própria banda, chamada Streets, antes de mudar-se para San Francisco e conhecer Kowalsky.
  • Diz a lenda que Kowalsky teria dado uns tapas em Sid Vicious quando os Pistols passaram por San Francisco. Sid teria se trancado no banheiro e como demorasse para sair, Kowalsky derrubou a porta e o tirou à força….
  • O real motivo do fim da banda é desconhecido, mas parece que os demais integrantes mudaram-se para New York e De De ficou em Los Angeles. Deveria juntar-se a eles depois, o que nunca aconteceu…
  • Um dos últimos registros de De De Troit em estúdio é uma participação como vocalista da faixa In my mind no CD Fuck’em all we’ve all ready (now) won do False Alarm, lançado em 2006, que tem ainda colaboração de Cheetah Chrome, ex-Dead Boys, e capa desenhada por Dee Dee Ramone.
  • De De participou do projeto Castration Squad, uma banda tipo zoação só de mulheres que teve na formação, entre outras, Alice Bag e Patricia Morrison.
  • No show beneficente para Johnny Genocide (No Alternative) De De subiu ao palco e declamou um sermão religioso. Arrependei-vos pecadores e pecadoras!

Sua opinião é importante

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Send Back My Stamps!

Metal History Through Fanzines

Almanake da Nemeton Kieran

... falando um pouco de tudo...

Sequela Coletiva

Blog dos sequelados para postagem de idéias e impressões a respeito de praticamente tudo

PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

A MÚSICA NOS MOVE!

The File Cabinet Of Curiosities

A Vernacular Culture Compendium (which may exceed a single file cabinet), presented by the Conglomerated League of Folklore Inquirists, Affiliate No. 67, under the Charter of the Int. Committee for Folkloric Knowledge, Enhancement, and Preservation.

Reclaiming History: An Archive of Black Hardcore and Punk

Photographs, Flyers, and Zine Clippings that Color Between the Lines of History

juveniledelinquentmusic

Hi NRG ROCK'N'ROLL!!!!!!!!!!!!!!!

Magic Pop

rock and roll media

PBPR

Paperback Punk Rock

The Coming Anarchy

Indian Anarchist Federation's Blog

Liberty and Anarchy

Anti-State, Anti-War, Pro-Market

Anarchy Action

Anarchy Action

What's So Special About Music Anyways?

Witty opinions on great music

Which Side Are You On? A History of Punk Politics

A Visual Archive of Punk-Related Socio-Political Events

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close