O meteórico Maniacs

maniacs

O Maniacs foi uma das muitas “bandas-relâmpago” que surgiram por toda a Europa em 77, após a explosão do punk na Inglaterra. As raízes do grupo remontam a 1975, quando o guitarrista Alan Lee Shaw, o vocalista Twink (ex-baterista do Pink Faires, hoje rotulado como “proto-punk”), o baterista Rod Latter e o baixista Dennis Stow fundaram o The Rings. Com esse nome, lançaram um compacto (bastante raro, aliás) pelo selo Chiswick, em 1977, com as músicas I wanna be free e Automobile. Mas logo surgiram divergências internas que levaram ao fim do grupo.

th-rings
The Rings, como tudo começou

Quase a seguir, Rod e Dennis juntaram-se ao baixista Robert Crash e fundaram o Maniacs. Em cerca de dez meses de existência, o grupo lançou apenas um compacto, fácil de ser classificado como um dos melhores daquele ano histórico, com as bombásticas Chelsea 77 e Ain’t no legend. Participaram ainda com duas faixas (You don’t break my heart e Ain’t gonna be history) na coletânea Live at the Vortex. No início de 1978, quando a primeira onda punk inglesa começou a se dissipar, o Maniacs chegou ao fim, como aconteceu com centenas de outros grupos.

No final dos anos 90, com o revival do punk rock, apareceram algumas gravações raras do grupo (mais exatamente, três músicas que comporiam um segundo compacto, uma versão instrumental de Ain’t no legend e nove sons de uma demo tape) que foram juntadas às quatro faixas lançadas em 77 para formar o álbum So far… so loud.

Vida pós-Maniacs

Talentoso, o guitarrista Alan Lee Shaw tornou-se o ex-Maniacs mais ativo. Logo após o fim da banda ele formou o The Physicals, que lançou dois compactos e chegou a ter o ex-Sex Pistols Paul Cook na bateria e na produção. Durou até 1980. A seguir, iniciou uma frutífera colaboração com o guitarrista Brian James, um dos fundadores do Damned, com o qual fez discos e turnês. Participou ainda de álbuns de bandas obscuras como The Hellions, Hush Hush, Heaven and the Angels e Mischiefs.

Em 1992, atingiu o auge de sua carreira, quando foi convidado a integrar o Damned, com o qual gravou os álbuns Not of this Earth e I’m alright (Jack and the bean stalk), ambos com várias composições suas. No entanto, em 1995, o lendário grupo recomporia sua formação original, o que excluiria Shaw. Desde então, passou a atuar mais como produtor e músico de estúdio.

Por sua vez, Rod Latter juntou-se ao Adverts, com o qual participou do segundo LP (Cast of thousands) e saiu de cena. Robert Crash partiu para a produção musical e trabalhou, entre outros, com o Eurythmics e Robert Plant!

Baixe aqui So far .. so loud

 

 

 

 

Sua opinião é importante

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Send Back My Stamps!

Metal History Through Fanzines

Almanake da Nemeton Kieran

... falando um pouco de tudo...

Sequela Coletiva

Blog dos sequelados para postagem de idéias e impressões a respeito de praticamente tudo

PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

A MÚSICA NOS MOVE!

The File Cabinet Of Curiosities

A Vernacular Culture Compendium (which may exceed a single file cabinet), presented by the Conglomerated League of Folklore Inquirists, Affiliate No. 67, under the Charter of the Int. Committee for Folkloric Knowledge, Enhancement, and Preservation.

Reclaiming History: An Archive of Black Hardcore and Punk

Photographs, Flyers, and Zine Clippings that Color Between the Lines of History

juveniledelinquentmusic

Hi NRG ROCK'N'ROLL!!!!!!!!!!!!!!!

Magic Pop

rock and roll media

PBPR

Paperback Punk Rock

The Coming Anarchy

Indian Anarchist Federation's Blog

Liberty and Anarchy

Anti-State, Anti-War, Pro-Market

Anarchy Action

Anarchy Action

What's So Special About Music Anyways?

Witty opinions on great music

Which Side Are You On? A History of Punk Politics

A Visual Archive of Punk-Related Socio-Political Events

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close