Curto Circuito no Electric Circus

Short Circuit - Live At The Electric Circus (1978) front

O Electric Circus era um night club de Manchester que funcionou entre os anos de 1976 e 1977, e onde tocaram muita bandas punks e “new wave” (termo que, no Brasil, ganhou outro sentido). Com a explosão do punk no Reino Unido, a casa teria ficado pequena para tanta gente e acabou fechando.

No último final de semana de funcionamento, os proprietários promoveram uma série de shows que foram gravados e, posteriormente, escolhidas as melhores gravações para uma coletânea. No entanto, sabe-se lá por quê, foi lançado apenas um EP de 10″ com oito faixas. Imagino as raridades que deve conter as fitas originais!

O The Fall abre o disco com a ótima Steppin’ Out. Em atividade até hoje, o grupo de Mark E. Smith, é bem conhecido no circuito alternativo. No início (até 79 mais ou menos), com um som bem mais básico, foi logo identificado com o punk. Last Orders, a segunda deles neste disco é muito boa. Nos anos 80, o Fall lançou uma renca de discos, cada um com uma formação e um som diferente – passeou até pela música eletrônica – mas fez algumas boas obras, como Hex Education Hour, LP de 1982 (um clássico).

Na sequência, o poeta do punk, John Cooper Clark, declama Daily Express, uma crítica ácida à mídia impressa, e arranca aplausos entusiasmados da plateia. A outra faixa com ele é a hilariante I married a monster of outer space (pelo título dá para imaginar…). Apenas como curiosidade, JCC teve uma faixa na coletânea Streets, chamadas Innocents, que teria sido a inspiração para o nome do Inocentes quando deixou de ser Condutores de Cadáver).

A seguir entra o Warsaw, ex-Warsaw Pact e futuro Joy Division/New Order (dispensa apresentações). É interessante ouvir a banda de Ian Curtis em sua fase primitiva. Para fechar o lado A, o The Drones, sem dúvida, um dos melhores grupos da primeira leva do Punk, manda Persecution Complex. Sonzaço, mas a gravação é a pior do disco.

O lado b abre com o reggae do Steel Pulse, que faz óbvios elogios à maconha. A banda ainda não era tão comercial como ficaria nos anos 80. Um registro legal que atesta a cumplicidade entre punks e “regueiros”, para mim, algo bem mais frutífero que o flerte com o metal nos anos 80.

Quem fecha a “bolacha” é o Buzzcocks, uma das melhores bandas de todos os tempos, com Times Up, um grande clássico. Vale pela raridade, pela curiosidade e, principalmente, pelo som.

Baixe aqui essa preciosidade

 

Short Circuit - Live At The Electric Circus (1978) back

 

Sua opinião é importante

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Send Back My Stamps!

Metal History Through Fanzines

Almanake da Nemeton Kieran

... falando um pouco de tudo...

Sequela Coletiva

Blog dos sequelados para postagem de idéias e impressões a respeito de praticamente tudo

PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

A MÚSICA NOS MOVE!

The File Cabinet Of Curiosities

A Vernacular Culture Compendium (which may exceed a single file cabinet), presented by the Conglomerated League of Folklore Inquirists, Affiliate No. 67, under the Charter of the Int. Committee for Folkloric Knowledge, Enhancement, and Preservation.

Reclaiming History: An Archive of Black Hardcore and Punk

Photographs, Flyers, and Zine Clippings that Color Between the Lines of History

juveniledelinquentmusic

Hi NRG ROCK'N'ROLL!!!!!!!!!!!!!!!

Magic Pop

rock and roll media

PBPR

Paperback Punk Rock

The Coming Anarchy

Indian Anarchist Federation's Blog

Liberty and Anarchy

Anti-State, Anti-War, Pro-Market

Anarchy Action

Anarchy Action

What's So Special About Music Anyways?

Witty opinions on great music

Which Side Are You On? A History of Punk Politics

A Visual Archive of Punk-Related Socio-Political Events

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close