F-Word, “classic punk from L.A.”

rik l rik _ daerby crash

O punk rock californiano ficou famoso com bandas como Adolescents, Black Flag, Agent Orange, Dead Kennedys, Social Distortion, etc. Um pouco antes, porém, outros grupos da região já faziam um puta barulho. Entre os mais famosos estavam Germs, Weirdos, Zeros e Dils.

Mas havia dezenas de outros grupos, entre eles o F-Word, que acabou lançando apenas um LP. Like it or Not, foi gravado ao vivo e a qualidade da gravação não é das melhores, mesmo assim o som é muito bom, tanto que influenciou todo esse pessoal citado aí em cima.

Oshut_7_400 F-Word foi formado em 1977 pelo guitarrista Dim Wanker (nome real: Kenny Sercu). Os outros membros eram Rik L Rik (Richard Elerik), no vocal; Steve Effete, no baixo e Chris Crisis, na bateria, que seria substituído por Dutch Schultz (David Schultz), ex-City Boys e bem mais experiente que os outros, que tinham entre 16 e 17 anos.

Mais tarde, Hector Penalosa, ex-Zeros, assumiu as baquetas, mas no disco é Schultz quem toca. A influência maior, como não poderia deixar de ser, era Stooges (no disco eles tiram No Fun), MC5 e bandas da Costa Leste, como Ramones e Dictators.

Particularmente, considero este um dos melhores discos de todos os tempos. Quando ouvi Eat Your Dinner pela primeira vez, não acreditei na velocidade (na época, ainda não existia hardcore). Do the Ninil é clássica, pesada, assim com Hillside Stranger, que conta a história de um serial killer. Government Official é incrivelmente atual, tanto que acabou regravada pelos suecos do Sator. Bad Girl é uma faixa ao melhor estilo Johnny Thunders.

Rik L Rik morreu em 2000, em consequência de um câncer no cérebro.

Baixe aqui Like it or not, um dos melhores discos da década de 70

F-WORD

Curiosidades

  • Shut Down, lançada em single e no LP Like It Or Not, é cover de uma música do Germs, mas foi lançada em vinil primeiro com o F-Word.
  • Os caras do grupo eram todos bem jovens (17 anos ou menos), mas Dutch, o baterista, era músico profissional já veterano e tinha também um táxi para ganhar um extra, o que acabou sendo muito útil para os demais integrantes. No entanto, sua principal contribuição foi dar um pouco de “maturidade” ao som do grupo.
  • Ao lado de The Crowd e Simpletones, o Negative Trend com Rik L Rik no vocal participou das coletâneas Tooth and Nail e Beach Blvd (nesta, apenas com o nome de Rik L Rik), dois álbuns clássicos do punk californiano. Depois disso, o cantor montou a Rik L Rik Band, ainda em 1979.
  • Logo que o F-Word acabou, em 78, Rik gravou com o Negative Trend, outra banda seminal, que tinha o baterista Steve DePace e o baixista Will Shatter, fundadores do Flipper, um dos grupos mais originais e influentes da Califórnia.
  • Nos anos 90, Rik esteve em várias bandas como The Slaves, Holy Riders, Garbage Hearts,The Celestials e Electric Frankenstein. Nesta última, participou de um só disco e fez dois shows. Na verdade, o vocalista e dono do EF, Jim Foster (Adrenalin OD), o homenageou pelos 20 anos na cena punk.
  • Dim Wanker abandonou o apelido e sumiu por uns tempos depois que o F-Word implodiu. Nos anos 90, reapareceu e tocou com uma porrada de gente de vários estilos. A última banda que participou foi o Thrasher Cadillac, que fazia um som bem rockabilly.

Sua opinião é importante

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Send Back My Stamps!

Metal History Through Fanzines

Almanake da Nemeton Kieran

... falando um pouco de tudo...

Sequela Coletiva

Blog dos sequelados para postagem de idéias e impressões a respeito de praticamente tudo

PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

A MÚSICA NOS MOVE!

The File Cabinet Of Curiosities

A Vernacular Culture Compendium (which may exceed a single file cabinet), presented by the Conglomerated League of Folklore Inquirists, Affiliate No. 67, under the Charter of the Int. Committee for Folkloric Knowledge, Enhancement, and Preservation.

Reclaiming History: An Archive of Black Hardcore and Punk

Photographs, Flyers, and Zine Clippings that Color Between the Lines of History

juveniledelinquentmusic

Hi NRG ROCK'N'ROLL!!!!!!!!!!!!!!!

Magic Pop

rock and roll media

PBPR

Paperback Punk Rock

The Coming Anarchy

Indian Anarchist Federation's Blog

Liberty and Anarchy

Anti-State, Anti-War, Pro-Market

Anarchy Action

Anarchy Action

What's So Special About Music Anyways?

Witty opinions on great music

Which Side Are You On? A History of Punk Politics

A Visual Archive of Punk-Related Socio-Political Events

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close