As “tentações fuleiras” do The Drones

the-drones-1977

O The Drones é, ou foi, uma banda inglesa da cidade de Manchester. A história dos caras começa em 1974, quando Mike Howells (vocais), Gus Callandar (guitarra), Steve Cundell (baixo) e Pete Howells (bateria) formaram o Rockslide, com um som influenciado pelo rock’n’roll dos anos 50, MC5 e Stooges.

Em 1975, o Rockslide lançou seu único registro em vinil, um compacto com as faixas Roller Coaster e Jump Bump Boogaloo, que passou completamente despercebido, até mesmo de eventuais fãs do chamado pub rock, público para o qual tocavam.

the-drones-vocalEis que, em julho de 1976, o Sex Pistols tocou em Manchester pela primeira vez. Uma apresentação que reverberou pelas ruas da cinzenta cidade nas semanas seguintes. Gus, o guitarrista, estava na plateia e não foi difícil convencer os demais integrantes a aderirem ao punk, que já estava rolando solto na verdade.

Ainda naquele ano passaram a ser The Drones, e os integrantes também adotaram novos nomes. Mike virou “M.J. Drone”; Gus substituiu seu sobrenome por “Gangrene”; Steve preferiu o apelido “Wispa”; enquanto o baterista passou a ser conhecido como Pete “Purrfect”.

Outrthe-drones-guitara mudança foi de Manchester para Londres, onde começam a tocar no circuito punk, em casas como o Roxy Club. Ainda nos primeiros meses de 77, foram o grupo de abertura de uma turnê do Stranglers pelo Reino Unido.

O primeiro vinil, um compacto duplo (duas faixas da cada lado) chamado Temptations of a White Collar Worker, seria lançado através do selo da própria banda (OHMS ‘77), no mais autêntico esquema “do it yourself” e promovido durante uma curta turnê com o Slaughter & The Dogs.

Pouco depois, sairia mais uma bolachinha clássica: o single Bone Idol / I Just Want To Be Myself, desta vez, the-drones-drumspor outro selo, também independente, chamado Valer Records. Um dos grandes momentos do punk de 1977, sem dúvida.

Para completar, no mesmo ano, o LP Further Temptations chegava às lojas. Biscoito fino com lugar garantido entre os melhores álbuns punks da época. Pouco depois gravaram um terceiro single, (Be My Baby / Lift Off The Bans), que ficaria na gaveta por 19 anos, sendo lançado apenas em 1996.

drones_bassMas após a explosão punk, a poeira baixou. A maioria dos grupos que destilaram o som pesado e agressivo que abalou o mundo no explosivo verão europeu daquele ano, estava partindo para outras praias. E o Drones, infelizmente, optou pelo mesmo caminho.

Em 1978, assinaram com a Island e, não muito depois, passariam por mudanças drásticas na formação e no som, mais comercial, ou pop, como queiram. Apenas MJ ficou. Assim em 1979, com o tecladista Mike Koman, o guitarrista John Ellis e o baixista Riki Legair, lançaram o single Can’t See / Fooled Today. Não duraram mais do que um ano depois disso.

Baixe aqui o histórico Further Temptations

further_lp_950

Curiosidades

  • Em 1999, o The Drones se reuniu à convite da organização do lendário Rebellion Festival, e decidiram reformar o grupo. Então, dois anos após Further Temptations, saía o segundo álbum do The Drones, estranhamente chamado Sorted, pela Captain Oi Records, e Dirty Bastards, pela Alternative Action, ambos com as mesmas músicas! No mesmo ano, o Drones acabaria de novo.
  • Em 10 de janeiro de 2013, Mike “MJ Drone” morreu “subitamente, mas em paz”, aos 59 anos.
  • No ano passado, Gus e Wispa, anunciaram um novo retorno do grupo, sem qualquer material novo até agora.
  • O grupo está em duas das melhores coletâneas punks da época: Streets (sobre a qual o FZ já fez um post) e Short Circuit (assunto de um futuro post).

Sua opinião é importante

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Send Back My Stamps!

Metal History Through Fanzines

Almanake da Nemeton Kieran

... falando um pouco de tudo...

Sequela Coletiva

Blog dos sequelados para postagem de idéias e impressões a respeito de praticamente tudo

PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

A MÚSICA NOS MOVE!

The File Cabinet Of Curiosities

A Vernacular Culture Compendium (which may exceed a single file cabinet), presented by the Conglomerated League of Folklore Inquirists, Affiliate No. 67, under the Charter of the Int. Committee for Folkloric Knowledge, Enhancement, and Preservation.

Reclaiming History: An Archive of Black Hardcore and Punk

Photographs, Flyers, and Zine Clippings that Color Between the Lines of History

juveniledelinquentmusic

Hi NRG ROCK'N'ROLL!!!!!!!!!!!!!!!

Magic Pop

rock and roll media

PBPR

Paperback Punk Rock

The Coming Anarchy

Indian Anarchist Federation's Blog

Liberty and Anarchy

Anti-State, Anti-War, Pro-Market

Anarchy Action

Anarchy Action

What's So Special About Music Anyways?

Witty opinions on great music

Which Side Are You On? A History of Punk Politics

A Visual Archive of Punk-Related Socio-Political Events

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close