Desperate Bicycles, independente até a alma

desperate bikes

O Desperate Bicycles é uma daquelas bandas “não-convencionais”, ou “visionárias”, à frente de seu tempo. Nem tanto em relação ao som, mas sim quanto à atitude. O grupo começou em março de 1977, já com a ideia de gravar e lançar um single por conta própria, inspirados pelo Buzzcocks, que havia lançado o histórico Spiral Scratch, de forma artesanal, alguns meses antes.

Enquanto Ramones, Stranglers, Sex Pistols e tantos outros mostravam que qualquer um podia estar em uma banda, mesmo não sendo um “virtuose”, o Desperate Bicycles ensinava que qualquer um podia fazer um disco, mesmo sem ter contrato com uma gravadora. A vantagem? Gravar o que quiser, com zero interferência no conceito “artístico”. Hoje, isso soa até óbvio, mas nos anos 70, não era bem assim.

A formação original tinha Danny Wigley (vocal), Roger Stephens (baixo), Nicky Stephens db2(órgão), Mel Oxer e Paul Leclerc (guitarras). O dois últimos tocaram apenas no primeiro single e foram substituídos por Dave Papworth. A última line-up tinha Danny (voz), Nicky (baixo), Jeff Titley (bateria) e Dan Electro (guitarra).

Avessos à fama e ao chamado “circo do rock’n’roll” ou “mainstream”, quando o punk rock se tornou “comercialmente viável”, rejeitaram propostas para reedição de seus discos em CD. Uma atitude essencialmente anti-comercial, que os ex-membros preservam até hoje.

“Eu prefiro ser um indivíduo que faz discos do que um músico que grava discos, que vive em um mundo de músicos”, declarou Danny em uma rara entrevista concedida ao fanzine Common Knowledge, em 1979.

Assim, alugaram um estúdio e, em três horas, gravaram e mixaram duas faixas (Smokescreen e Handlebars). Depois, foram direto à fábrica e pagaram a prensagem de 500 cópias – poucas semanas depois, com o dinheiro levantado, fizeram mais mil cópias.

O custo total da primeira prensagem, 153 libras, foi revelado na capa do segundo single, gravado três meses depois, com as faixas The Medium was tedium e Don’t back the front, e que já saiu com uma prensagem de mil cópias. desperate-single

No total, o grupo lançou cinco compactos e um LP, todos pelo selo Refill Records, administrado por Danny e Nicky. A mensagem central do DB, “it was easy, it was cheap, go and do it” (foi fácil, foi barato, vai lá e faça o mesmo), incentivou muita gente a montar uma banda e gravar seus discos por conta própria.

Mesmo sem a intenção deliberada, o Desperate Bicycles mostrou que é possível fazer um som e gravar discos sem ter de se tornar um rockstar, sem precisar assinar um contrato, sem se sujeitar às “leis do mercado”. A essência era mostrar que qualquer um podia gravar um disco pois era fácil e barato (na Inglaterra, pelo menos). Só. É para matar de vergonha popstars tipo Kurt Cobain, “cansados do sucesso”.

remorse codeO som do Desperate Bicycles não é convencional. Não espere ouvir um senhor rock’n’roll, com guitarras distorcidas. Não é uma música fácil, apesar de simples. Além disso, por serem produções baratas, 100% toscas, o som é ainda mais duro de digerir.
Pessoalmente, acho algumas músicas geniais, outras nem tanto. O LP Remorse Code, em particular, é muito bom, com momentos brilhantes. Mas, repito, não é um punk rock convencional – aliás, é um som mais para pos-punk. Só ouvindo…

Para baixar os compactos do Desperate Biccycles, clique aqui

Curiosidades

  • Em 1980, o grupo lançou um single como The Evening Outs e um som ainda mais experimental.
  • Após o fim da banda, quase nada se sabe sobre os integrantes. Há rumores de que alguns participaram de bandas mais obscuras que o próprio DB, como The Lonely Gosts e Tiny Town.
  • Quando o baterista Dave Papworth entrou no grupo tinha apenas 14 anos de idade.
  • Inicialmente, o grupo não pretendia fazer apresentações ao vivo. Mas depois de ganharem uma certa fama no circuito underground, receberam alguns convites e aceitaram. Mas jamais fizeram uma “tour”.
  • Em 1978, o Desperate Bicycles fez um show beneficente ao lado do Sham 69 para arrecadar fundos para a organização Rock Against Racism.
  • Scritti Politi, Swell Maps, Crass e TV Personalities são bandas que revelaram a influência do Desperate Bicycles.
  • A “regra de ouro” do grupo era se manter independente, ou seja, jamais assinar um contrato. E o selo Refill Records, administrado por eles, também não aceitava lançar ninguém. Para quem os procurava, eles davam as coordenadas de como fazer seu próprio disco.

Sua opinião é importante

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Send Back My Stamps!

Metal History Through Fanzines

Almanake da Nemeton Kieran

... falando um pouco de tudo...

Sequela Coletiva

Blog dos sequelados para postagem de idéias e impressões a respeito de praticamente tudo

PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

A MÚSICA NOS MOVE!

The File Cabinet Of Curiosities

A Vernacular Culture Compendium (which may exceed a single file cabinet), presented by the Conglomerated League of Folklore Inquirists, Affiliate No. 67, under the Charter of the Int. Committee for Folkloric Knowledge, Enhancement, and Preservation.

Reclaiming History: An Archive of Black Hardcore and Punk

Photographs, Flyers, and Zine Clippings that Color Between the Lines of History

juveniledelinquentmusic

Hi NRG ROCK'N'ROLL!!!!!!!!!!!!!!!

Magic Pop

rock and roll media

PBPR

Paperback Punk Rock

The Coming Anarchy

Indian Anarchist Federation's Blog

Liberty and Anarchy

Anti-State, Anti-War, Pro-Market

Anarchy Action

Anarchy Action

What's So Special About Music Anyways?

Witty opinions on great music

Which Side Are You On? A History of Punk Politics

A Visual Archive of Punk-Related Socio-Political Events

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close