Weirdos, uns caras estranhos

the-weirdos-band-photo-punk.jpg

Formado no final de 76, em Los Angeles, o Weirdos esteve na ativa até 1981. Nesse período, lançaram diversos compactos e gravaram faixas para coletâneas, mas não chegaram a fazer um álbum de estúdio completo.

A primeira formação tinha os irmão John e Dix Denney, respectivamente vocalista e guitarrista, Cliff Roman na segunda guitarra e o baixista Dave Trout. Começaram sem baterista (!) e assim fizeram três apresentações até Nickey Beat assumir as baquetas. Mas a banda teve mais de uma dezena de mudanças, permanecendo sempre o núcleo dos brothers Denney e Cliff.

weirdos_Além do som, eles tinham uma atitude bem punk: faziam (ou destruíam) suas próprias roupas, cortavam seus próprios cabelos e criavam as capas dos discos. Mas acima de tudo compuseram grandes músicas, como We got the Neutron Bomb, Teenage e Message from the under world.

Depois de ficarem um tempão sumidos, em 1990, reapareceram com o LP Condor, produzido e patrocinado por Flea, baixista do Red Hot “Shit” Peppers e fã da banda. Além da participação do baixista Zander Schloss do Circle Jerks e do batera Sean Antillon, que tocou também com o The Skulls,  The Gears e o The Controllers. Falta a criatividade e a energia dos primeiros anos, mas pelo menos não tentaram repetir uma fórmula que carece de ingredientes essenciais: o contexto e o espírito da época.

O som do Weirdos foi definido assim pelo próprio John Denney: “Weirdos é um híbrido acelerado de rock’n’roll, com partes iguais de Stones, Faces, Who, Stooges e New York Dolls. Mas, sem dúvida, o grande catalisador do desenvolvimento do Weirdos foi o lançamento do primeiro álbum do Ramones. Foi isso que nos impulsionou além dos limites”. Acho que ele forçou em relação a Stones, Faces e The Who…

Como não chegaram a fazer um álbum na primeira fase, quando faziam um punk rock de ensurdecer, a Frontier Records reuniu tudo o que eles gravaram em duas coletâneas: Weird World, lançada em 1991, e Weird World vol. 2, de 2003). Dois petardos demolidores, mas o primeiro, especialmente, é uma espécie de “leitura obrigatória“ para quem se aventura pelas barulheiras do universo punk.

WEIRD WORLD AQUI
WEIRD WORD vol. 2 AQUI

weirdos

Curiosidades

  • Dix Denney é um dos membros originais do Thelonious Monster, grupo fundado por Bob Forrest e que tem um som na linha do Red Hot. O grupo lançou quatro álbuns entre 1986 e 1992 e, após uma longa parada, devido ao envolvimento de Forrest com drogas pesadas, retornaram em 2004, com um quinto e último (por enquanto) trabalho.
  • Dix e John colaboraram com o Circle Jerks, no álbum Oddities, Abnormalities and Curiosities, o primeiro do grupo por uma “major” e que marcou uma grande mudança no estilo do Circle Jerks, para uma pegada mais roqueira e menos HC. Dix tocou guitarra em três faixas (Brick, Grey Life e Exhaust Breath), enquanto John  assinou a composição da faixa Shining Through The Door.
  • O baterista Nickey Beat tocou por um tempo com o Germs. Em 1997, produziu o single Holy Land Spirit, do The Nomads, um som meio dance, meio eletrônico com toques orientais.
  • Nos últimos 15 anos o grupo tem se reunido esporadicamente. Entre 2013 e 2014, fizeram diversas apresentações, mas parece que vai ficar nisso.

Sua opinião é importante

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Send Back My Stamps!

Metal History Through Fanzines

Almanake da Nemeton Kieran

... falando um pouco de tudo...

Sequela Coletiva

Blog dos sequelados para postagem de idéias e impressões a respeito de praticamente tudo

PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

A MÚSICA NOS MOVE!

The File Cabinet Of Curiosities

A Vernacular Culture Compendium (which may exceed a single file cabinet), presented by the Conglomerated League of Folklore Inquirists, Affiliate No. 67, under the Charter of the Int. Committee for Folkloric Knowledge, Enhancement, and Preservation.

Reclaiming History: An Archive of Black Hardcore and Punk

Photographs, Flyers, and Zine Clippings that Color Between the Lines of History

juveniledelinquentmusic

Hi NRG ROCK'N'ROLL!!!!!!!!!!!!!!!

Magic Pop

rock and roll media

PBPR

Paperback Punk Rock

The Coming Anarchy

Indian Anarchist Federation's Blog

Liberty and Anarchy

Anti-State, Anti-War, Pro-Market

Anarchy Action

Anarchy Action

What's So Special About Music Anyways?

Witty opinions on great music

Which Side Are You On? A History of Punk Politics

A Visual Archive of Punk-Related Socio-Political Events

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close