Speed Twins: sexo, motocicletas e distorção

O Speed Twins é um dos casos mais curiosos do punk. A banda é desconhecida até mesmo em seu país de origem, a Holanda, mas foi uma das maiores influências para a primeira geração do punk no Brasil.

No final dos anos 70, o LP It’s More Fun to Compete – não se sabe como – chegou por aqui e foi parar nas mãos do pessoal da Vila Carolina, Zona Norte de São Paulo, berço do Condutores de Cadáver e do Restos de Nada, pioneiros do punk brasileiro (junto com o Cólera, que era do Capão Redondo).

speed twins

Especialmente o Condutores adotou uma sonoridade muito parecida com a dos Gêmeos Velozes: uma guitarra extremamente distorcida, com acordes básicos acompanhando a linha do baixo, sobre uma batida mais “seca” com pouco uso dos pratos.

speed twins2A banda foi formada em 1977, em Arnhem, uma cidade do leste holandês, próxima à fronteira da Alemanha. No início, contava com Jody Daniel e Vera Groen nos vocais, Jacki no baixo, Leen Barbier na guitarra e Nico Groen na bateria.

Com essa formação o Speed Twins lançou, além do LP citado acima, os compactos Football Song / Two Wheels e My Generation / Two Friends. Esta foi a fase punk da banda, com um som mais agressivo e uma temática e visual recheada de referências sadomasoquistas. Ouvir Speed Twins no último volume é um teste para os tímpanos. E uma pedrada no cérebro.

O nome Speed Twins é uma referência a um modelo de motocicleta da Triumph, criada em 1937 por Edward Turner, uma moto de 500cc atraente para os apaixonados por velocidade. Assim, algumas músicas falam sobre motocicletas também. E, claro, cerveja!

O grupo chegou a abrir alguns shows do Sex Pistols na Holanda, mas se desfez em 1979, para ser reformado em seguida com um som mais rock’n’roll – e menos punk. Apenas Barbier e Daniel continuaram no grupo, que nesse período gravou o single Blackmail / Bomb in the Jukebox.

Após esse disco, mais mudanças nos membros e no som, que passou a ter uma pegada mais pop. Nesta fase, que durou até 1982, participaram de uma coletânea beneficente em prol de refugiados vietnamitas e lançaram um compacto com as músicas Obssessed e Sideshow. Em 1989, ironicamente, Jody Daniel morreu em um acidente de moto, sua maior paixão.

Baixe o LP It’s More Fun to Compete, uma verdadeira gema do punk rock, no link abaixo:

Speed Twins – It’s More Fun to Compete

Curiosidades

  • Jody Daniel é inglês e antes do ST cantou em bandas de folk music, influenciadas por Bob Dylan. Depois do ST não atuou mais como músico.
  • O guitarrista Leen Barbier, antes do ST foi baixista das bandas Hank the Knife e The Jets. Depois do ST, fundou o Turbo, com um som mais hard rock, que durou até 1980 e lançou três LP (Turbo, 1979; You Girl, 1980 e TurbolenceLive, 2002) e três compactos. Depois participou do Diesel, em dois LPs (Watts in a Tank, 1980, e Unleaded, 1983) e um CD (Van Hoo presents Diesel on the Rocks, 2001). Esteve ainda em um grupo chamado No Exqse, que lançou o LP Too Hard To Handle, em 88, além de três singles, no mesmo ano. Em todas, era guitarrista e vocalista.
  • O baterista Nico Groen saiu do ST e foi para o Flavium, uma banda de blues, sua verdadeira praia – antes do ST tocou em diversas grupos deste estilo. Também foi membro do No Exqse.
  • Jacki e Vera, provavelmente saíram de cena após o fim da primeira fase do ST.

2 comentários em “Speed Twins: sexo, motocicletas e distorção

  1. Ótima pesquisa. É verdade, reunimos o Condutores de Cadáver em 2000 gravamos um compacto em vinil onde buscamos a sonoridade seca da bateria do SpeedTwins.
    O Leen Barbier tem conta no facebook.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Grande Hélio… Para mim, Condutores e Speed Twins são referências de como deve ser um bom punk rock. Vocês são foda! Abração… Esse compacto chegou a ser lançado?
      O Calegari me passou os MP3 dessa gravação mas acabei perdendo

      Curtir

Sua opinião é importante

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Send Back My Stamps!

Metal History Through Fanzines

Almanake da Nemeton Kieran

... falando um pouco de tudo...

Sequela Coletiva

Blog dos sequelados para postagem de idéias e impressões a respeito de praticamente tudo

PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

A MÚSICA NOS MOVE!

The File Cabinet Of Curiosities

A Vernacular Culture Compendium (which may exceed a single file cabinet), presented by the Conglomerated League of Folklore Inquirists, Affiliate No. 67, under the Charter of the Int. Committee for Folkloric Knowledge, Enhancement, and Preservation.

Reclaiming History: An Archive of Black Hardcore and Punk

Photographs, Flyers, and Zine Clippings that Color Between the Lines of History

juveniledelinquentmusic

Hi NRG ROCK'N'ROLL!!!!!!!!!!!!!!!

Magic Pop

rock and roll media

PBPR

Paperback Punk Rock

The Coming Anarchy

Indian Anarchist Federation's Blog

Liberty and Anarchy

Anti-State, Anti-War, Pro-Market

Anarchy Action

Anarchy Action

What's So Special About Music Anyways?

Witty opinions on great music

Which Side Are You On? A History of Punk Politics

A Visual Archive of Punk-Related Socio-Political Events

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close